O que oferecemos
Clique nas abas para conhecer os serviços
Impermeabilização de caixas d'água
Impermeabilização de caixas d'água
RESERVATÓRIOS DE ÁGUA precisam de sistemas de impermeabilização adequados, que garantam a durabilidade das estruturas. A agressão provocada pelo conteúdo dos reservatórios leva à degradação do concreto, manifestando-se na forma de trincas, vazamentos e na redução da vida útil da estrutura. Sem contar no desperdício e nos custos de manutenção, que são proporcionalmente mais elevados em estruturas mal impermeabilizadas.Quando devidamente especificadas e executadas, de acordo com as normas técnicas vigentes, o processo de impermeabilização assegura a estanqueidade. Contudo, diferem entre si em muitos aspectos, como a forma de aplicação e os materiais empregados para uma execução de qualidade.
Normas técnicas para processos de impermeabilização:
- NBR 9.574:2008 - Execução de Impermeabilização
- NBR 11.905:1995 - Sistema de Impermeabilização Composto por Cimento Impermeabilizante e Polímeros
< Cuidados com a iMPERMEABILIZAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS
Asseguram a qualidade da água.
Você sabia que vazamentos podem abalar a estrutura dos reservatórios.
Barriletes
Barriletes
Na cobertura dos prédios, encontra-se o BARRILETE, tubulação que vai desde a saída da caixa d’água superior até alimentação das prumadas (colunas de alimentação dos andares) de um edifício.O BARRILETE serve para conduzir a água até essas prumadas que, por sua vez, alimentam os ramais (distribuição para os apartamentos ou pontos de uso).
Como, em alguns casos, esta parte fica exposta ao tempo, o material utilizado deve resistir bem à ação do sol, da chuva e do calor.
O cobre responde bem as essas exigências, pois não resseca e não sofre corrosão, evitando vazamentos e manutenções desnecessárias.
Seguindo as normas de instalação de Água Fria NBR 5626 e Água quente NBR 7198.
Hidrantes
Hidrantes
Entende-se por Rede de Combate a Incêndio toda a estrutura de instalações hidráulicas, elétricas, bem como acessórios, componentes e procedimentos que promovam a segurança do edifício em caráter de prevenção.O AVCB é obrigatório de acordo com o Decreto-Lei estadual 46.076 de 31 de agosto de 2001, e no caso da prefeitura paulistana é indispensável para o Certificado de Conclusão da Edificação, além disso o documento pode ser exigido pelas seguradoras principalmente em casos de indenizações decorrentes de sinistro. E a partir de Julho/2015 entre em vigor a Lei Complementar 1.257/15 que dá mais autonomia do Corpo de Bombeiros na fiscalização de imóveis. A partir de agora, Condomínios sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) ou com o documento vencido podem ser vistoriados pelos bombeiros sem aviso prévio e estão passiveis de advertência e multa (de até 212,5 mil, conforme o caso). Se os bombeiros entenderem que há risco eminente ou potencial à população envolvida, o imóvel pode até ser interditado.
O projeto técnico deve contemplar extintores, brigadas de incêndio, portas corta fogo, bomba de incêndio, quadro elétrico, botoeiras, placas de sinalização sistema automático de detecção de calor ou fumaça, chuveiros automáticos, rotas de saídas desobstruídas e hidrantes.
Vale ressaltar que um assunto de extrema responsabilidade como a segurança dos condôminos, requer uma atenção na hora de escolher seu fornecedor.
Verificar a idoneidade das empresas, formação dos profissionais, bem como fazer manutenção periódica das edificações faz parte do projeto de segurança contra incêndio.
SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO (HIDRANTE)
Conheça nossas soluções em HIDRÁULICA NAS REDES DE COMBATE A INCÊNDIOS.
Prumadas externas
Prumadas externas
Instalação de PRUMADAS EXTERNAS (instaladas na fachada ou por dentro de shafts).É um serviço com menor transtorno de quebra de paredes, reduz o custo de material de alvenaria e acabamento como azulejos, além de reduzir o tempo de obra.
Porém é um serviço realizado somente por profissionais instalados hidráulicos capacitados e certificados em trabalho em altura conforme NR 35, pois requer treinamento e equipamentos adequados como balacin (cadeirinha) e todos os itens de segurança.
Reuso
Reuso
Reaproveitamento da chuva / minas
A água de chuva, coletada pelas calhas no telhado do prédio, é armazenada em caixas ou tanques no térreo ou subsolo.O mais recomentado é a instalação de um sistema de filtragem para utilização da água captada, pois o telhado concentra grandes impurezas, principalmente quando há um longo período de escassez de chuva.
Instala-se um sistema de pressurização e instalações hidráulicas, para enviar a água para as torneiras do térreo e subsolo.
Além de gerar economia de água, o sistema também contribui para diminuir o problema das enchentes.
Pode se instalar um sistema também para captação e uso da água das minas, provenientes do lençol freático.
Prumadas de colunas
Prumadas de colunas
As PRUMADAS, também conhecidas como COLUNAS de alimentação de água fria ou água quente, são tubulações que abastecem ramais e sub-ramais – (distribuição para apartamentos e suas ramificações, compreendidos entre a laje de cobertura e o térreo, formando uma linha vertical e sofrendo pressão considerável.Seguindo as normas de instalação de Água Fria NBR 5626 e Água quente NBR 7198
Tubulação de esgoto
Tubulação de esgoto
É a coluna que coleta toda a água utilizada pelos apartamentos, pia (cozinha), tanque e máquina de lavar (área de serviços) e banheiros em geral.Instaladas originalmente em ferro fundido (prédios antigos) e em PVC branco (prédios novos).
Quando substituídas são utilizados tubos e conexões de PVC BRANCO ou PVC CINZA SR (Série Reforçada).
Seguindo as normas de instalação prediais de Esgoto NBR 8160.
Tubulação de Água Pluvial
Tubulação de Água Pluvial
Colunas que coletam as águas provenientes de chuvas.Instaladas originalmente em ferro fundido (prédios antigos) e em PVC branco (prédios novos).
Na conclusão dos serviços as tubulações instaladas aparentes são pintadas de cor MARROM (conforme normas da ABNT).
Seguindo as normas de instalação prediais de Água Pluvial NBR 10844.
Condutor de água pluvial instalado externo
Redutora
Redutora
Tubulação VRP (Válvula Redutora de Pressão) geralmente existente em Edificações com mais de 40 metros (13 andares), que visa manter a boa pressão de água para os apartamentos abastecidos pelo “sistema baixo”Seguindo as normas de instalação de Água Fria NBR 5626.
Recalque das Bombas de Sucção
Recalque das Bombas de Sucção
- Recalque = tubulação que conduz a água das bombas até a caixa d’água superior.
- Sucção = tubulação que leva água da caixa inferior até às bombas.
< Quando há caixas subterrâneas (normalmente utilizada em edifícios), o sistema de sucção e recalque (bomba) executa o bombeamento da água para a caixa superior. A bomba é indispensável porque a pressão de rede pública não é suficiente para conduzir a água até a caixa d’água superior.
Nesse tipo de tubulação o COBRE é o material mais indicado porque tem excelência resistência à ação do tempo e suporta perfeitamente tanto as vibrações causadas pelas bombas de recalque, quanto à pressão no sistema causada pela força do bombeamento.
Seguindo as normas de instalação de Água Fria NBR 5626.
Inspeção predial
Inspeção predial
Sabemos que a economia é importante, mas não basta apenas fechar torneiras ou racionar água, é necessário cuidar da manutenção dos encanamentos e afins. Por isso, a Hidráulica Oceano está a disposição para atender a demanda desse mercado. Especializada no segmento de Condomínios, nossa empresa está apta para auxiliar nesta luta a favor do planeta e do seu bolso.Com amplo conhecimento na área, temos em nosso portfólio de serviços a INSPEÇÃO HIDRÁULICA nas UNIDADES que visa identificar vazamentos em torneiras, chuveiros, caixas acopladas e válvulas de descarga desreguladas.